Estudo Bíblico Completo Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito descrito em Gálatas 5:22
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, Alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, Domínio Próprio. Neste estudo bíblico, você entenderá todas as qualidades do fruto do Espírito. O objetivo do fruto do Espírito é manter uma vida longe da prática do pecado.
O Espírito Santo deseja dirigir e influenciar a vida do cristão.
Compreendemos que na caminhada cristã, é necessário buscar continuamente ter todas as qualidades do fruto do Espírito Santo.
Amor
Algumas traduções trazem essa qualidade como Caridade, pois a palavra grega para isso é Ágape, que é usada para o amor em fazer algo para outra pessoa, sem esperar nada em troca.
Versículos bases:
João 15.12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Romanos 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Efésios 5.2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Colossenses 3.14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Podemos entender que não é um amor de paixão e sim o mesmo amor que Cristo teve por nós na Cruz, que se entregou.
A alegria é o amor exultante; paz é amor em repouso; a paciência é amor na prova; gentileza é amor na sociedade; bondade é amor em ação; fé, é amor no campo de batalha; mansidão é amor na escola; e temperança é amor no treinamento. — Dwight L. Moody
Alegria
A palavra Grega Chara também pode traduzir-se como gozo, que é a sensação de alegria baseada no amor de Cristo.
Essa alegria é experimentada através da graça de Deus, nas bênçãos, nas promessas e em tudo que vem da parte de Deus.
Versículos bases:
Salmos 119.16 Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
2 Co 6.10 Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
1 Pedro 1.8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
Podemos concluir que essa qualidade do Fruto do Espírito Santo é tudo aquilo que nos faz feliz pelas obras de Deus em nossa vida.
Paz
A paz acontece quando o coração se tranquiliza em relação às coisas de Deus, quando a vida espiritual está em ordem, conhecendo a vontade do Pai.
O crente tem a certeza de que está tudo bem entre ele e o Pai.
A palavra usada no grego para isso é Eirene, que pode ser interpretada como um estado de paz e bênção ou favor de Deus.
Também pode indicar a ausência de estresse mental ou ansiedade, especialmente aquela que resulta de um reconhecimento adequado do valor da salvação.
Versículos bases:
Romanos 15.33 E o Deus da paz esteja com todos vocês. Amém!
Filipenses 4.7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
1Tessalonicenses 5.23 O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo
Hebreus 13.20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança
Sendo uma qualidade que parte de Deus para o homem, sendo assim, o homem pode experimentar um pouco da Paz de Deus.
Longanimidade
A palavra Grega é Makrothumia, que pode expressar perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou não desesperar-se rapidamente.
Ou seja, a longanimidade significa crer que Deus está no controle da situação e esperar pela última palavra que vem da parte de Deus para o crente.
Versículos bases:
Efésios 4.2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,
2Timóteo 3.10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,
Hebreus 12.1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Benignidade
A palavra grega é Chrestotes, que seria não querer magoar ninguém, não querer fazer algum tipo de dano, não querer causar dor.
Versículos base:
Efésios 4: 32. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Colossenses 3: 12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
1 Pedro 2: 3. se é que já provastes que o Senhor é benigno.
Essa é uma qualidade do fruto do Espírito Santo, algo que vem da parte de Deus, quando desejamos ser transformados pelo Espírito Santo de Deus.
Bondade
Vem do original grego utilizado, Agathosune, que traz o sentido de zelo pela verdade, pela retidão, repulsa ao mal, podendo ser também atos de bondade, ou até mesmo repreensão e correção do mal
Salmo 100.5 Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
O fruto Espírito Santo, a Bondade é uma qualidade diretamente liga as qualidades de Deus, sendo o homem feito a sua imagem e semelhança, então a bondade deve fazer parte do caráter Cristão.
Fé
Em algumas traduções é usada como Fidelidade, sendo a palavra usada é Pistis, que o sentido usado é lealdade constante inabalável a alguém que estamos unidos por promessa, compromisso e honestidade.
Versículos base:
Romanos 3: 3. Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
2 Timóteo 4: 7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Tito 2: 10. não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
O Fruto do Espírito Santo da fé é ser leal e fiel constantemente a Jesus Cristo, acreditando na sua promessa que foi feita a nós.
Mansidão
A Palavra Grega usada para isso é Prautes, que seria moderação associada à força e à coragem, descrevendo alguém que pode agir com um julgamento preciso sem ser tomado por algum tipo de sentimento de ira.
E também pode se submeter-se quando for preciso, sendo uma pessoa obediente.
2Timóteo 2.25 disciplinando com mansidão os que se opõem a ele, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem a verdade,
Mansidão de Jesus
Mateus 11.29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.
Marcos 3.5 Então Jesus, olhando em volta, indignado e entristecido com a dureza de coração daquelas pessoas, disse ao homem: — Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela lhe foi restaurada.
Jesus diz que é manso e humilde em Mt 11.29 e em Mc 3.5 mostra que por estar indignado ou entristecido com aqueles sacerdortes, não o impediu de realizar o milagre na vida aquele homem.
Mansidão de Paulo
2Coríntios 10.1
Paulo defende a sua autoridade apostólica
10 1E eu mesmo, Paulo, peço a vocês, pela mansidão e bondade de Cristo — eu que, na verdade, quando estou com vocês, sou humilde, mas, quando ausente, sou ousado para com vocês.
Mansidão de Moisés
Números 12.3 Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.
Mas mesmo a Bíblia citando que era um homem muito manso, precisou agir com sabedoria para lidar com situações extremas, como do exemplo abaixo:
Êxodo 32.19
19Logo que se aproximou do arraial e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou muito irado. Arremessou as tábuas de pedra das suas mãos e quebrou-as ao pé do monte.
20E, pegando o bezerro que tinham feito, queimou-o e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água, e deu de beber aos filhos de Israel.
O fruto do Espírito Santo da mansidão não significa que em todas as situações agiremos somente com alegria e paz, mas sim em certos momentos de correção é necessário agir com um julgamento preciso, sem que a ira tome todo o nosso juízo.
Domínio Próprio
Algumas traduções usam a Palavra Temperança para se tratar desse Fruto do Espírito Santo, a Palavra Grega usada é Egkrateia, que seria usada para Controle, domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, fidelidade aos votos (inclusive conjugais) e a pureza.
Versículos bases:
1Coríntios 7.9 Mas, se não conseguem se dominar, que se casem; porque é melhor casar do que arder em desejos.
Tito 1.8 Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, deve ter domínio de si.
É o desejo de Deus que sejamos fiéis e tenhamos domínio sobre os nossos desejos, por isso Paulo escreve essa carta explicando sobre o Fruto do Espírito Santo.
É necessário e bom, que o cristão que ama a Deus, sempre ter em seu coração ter todas as qualidades do Fruto do Espírito Santo, pois assim terá uma vida plena em Jesus Cristo.
Conclusão
O Fruto do Espírito Santo são as qualidades manifestadas no caráter Cristão, O Espírito Santo pode mudar o Caráter das pessoas, desde que o Cristão de liberdade para ser mudado.
Entendemos que isso é uma mudança necessária, porém o tempo é necessário para essa mudança.
Tanto eu, quanto você, precisamos entender que o Espírito Santo está trabalhando em nossas vidas, porém quanto mais liberdade e espaço nós liberarmos para Ele, mais rápida a obra será concluída.

No responses yet